Valéria de Oliveira é a Fecate no Conselho de Cultura

Valéria de Oliveira é a nova representante do teatro catarinense dentro do Conselho Estadual de Cultura. Valéria é teatreira em Itajaí e foi indicada pela Federação Catarinense de Teatro. O último conselheiro indicado pela Fecate foi Luciano Cavichiolli, o qual permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos. Esta foi a última eleição cuja escolha dos conselheiros dependia das entidades representativas das classes.

A representante da Fecate espera realizar um trabalho transparente e de luta pelo fomento ao campo das artes, com ênfase na categoria do teatro catarinense. Para ela, o conselho é um importante e amplo espaço de discussão acerca das políticas públicas. “Apesar que estas são raras em nosso Estado”, frisa.

Por ser uma cadeira ocupada pela sociedade civil, a teatreira deseja que as vozes da categoria sejam ouvidas. “Que essa nova gestão consiga avançar nas mudanças e que estas sejam para ampliação e melhorias das condições de produção dos que trabalham com o fazer artístico”, comenta. Valéria acredita ainda que é possível conquistar o entendimento de que a produção artística se difere da forma de produção de outras categorias e que, a classe necessita de outras condições para produção. “Não estamos produzindo bolsas ou parafusos, estamos produzindo linguagem”, enfatiza. “Espero também que possamos discutir e implementar ações de democratização e acesso”, completa.

Além da indicação e pronta resposta da teatreira Valéria de Oliveira, o presidente da Fecate, Cássio Correa, elogiou a escolha da nova presidente do CEC: Roselaine Vinhas. Presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, Roselaine é também secretária de cultura em Chapecó.

“Entendo a nomeação para a presidência do CEC como um grande momento da representatividade da gestão pública municipal, no sentido de trabalhar efetivamente na construção e encaminhamentos efetivos das políticas públicas da área cultural do Estado”, coloca Vinhas que é também secretária de Cultura de Chapecó. “Sabemos que será uma tarefa relevante e colocaremos nos

Conselho Estadual de Cultura
O Conselho Estadual de Cultura, de caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo discutir, deliberar e propor as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
Além da presidente foram nomeados também os demais conselheiros para a gestão 2015/2017. São eles:

Por indicação do Governo do Estado:
Maria Teresinha Debatin
Lúcio Rebello
Marcondes Marchetti
Susana Bianchni Simon
Maria Teresa Piccoli
Luiz Carlos Laus de Souza
Lélia Pereira da Silva Nunes
Roselaine Vinhas
Carin Heloísa Hahn da Silva Machado
Camila Pauline Mioto
Jaime Telles

Indicação da Sociedade Civil:
Luiz Nilton Corrêa – Representante do Patrimônio Histórico e Geográfico (IHG de SC)
Suzane Albers de Araújo – Representante dos Profissionais de Conservação e Restauração do Patrimônio (ACCR)
Amilcar Neves – Representante dos Escritores (Academia Catarinense de Letras)
Ivan Zomer Beretta – Representante da Área da Música (Ordem dos Músicos)
Cristiane Pedrini Ugolini – Representante dos Profissionais Educadores de Arte (Ass. dos Ed)
Carlos Eduardo Mendes Paredes – Representante dos Profissionais de Cinema (Cinemateca Catarinense)
Deivison Maicon Garcia – Representante da Área de Dança (Ass. dos Profissionais de Dança)
Acyr Osmar de Oliveira – Representante da Área de Folclore e Artesanato
Carlos Alberto Franzoi – Representante dos Artistas Plásticos
Valéria de Oliveira – Representante da Área de teatro (Fecate)sa histórica articulação junto aos gestores dos municípios catarinenses em prol da missão assumida”, conclui.