Rosa dos Ventos - Joaçaba


- As atividades acontecem no Tejo Espaço Cultural (Avenida Santa Terezinha, 950 – em frente a Fiat Carboni) e Praça Adolfo Konder (Avenida XV de Novembro – em frente a Prefeitura).

Quinta-feira, 21 de junho de 2018

08h às 10h - Acolhimento com café 
- Recepção e credenciamento
Local: Espaço Tejo Cultural

Oficina Solo Narrativo
Com grupo Cobaia Cênica (Rio do Sul)
- Parte 1 das 10h às 12h
- Parte 2 das 14h às 17h30
Local: Espaço Tejo Cultural
* Informações sobre inscrições abaixo

Informações: A Oficina Solo Narrativo é uma atividade teatral que tem como objetivo apresentar e desenvolver, junto aos participantes, as diversas possibilidades de se contar uma história com simplicidade, utilizando como principal ferramenta os recursos do próprio corpo. Através de jogos e dinâmicas de improviso, busca-se estabelecer imagens, sensorialidades, geografias e sonoridades que cada história pode oferecer. Cada participante poderá construir um esboço de um solo para seu repertório de trabalho.

18h30 - Espetáculo: Júlia
Cirquinho do Revirado (Criciúma)
Local:Praça Adolfo Konder
 
Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.

20h30 - Roda de Conversa
Local: Espaço Tejo Cultural 
    
-----
    
Sexta-feira, 22 de junho de 2018

09h às 12h - Oficina O Corpo do Ator Para a Cena
Com grupo Cirquinho do Revirado (Criciúma)
Local: Espaço Tejo Cultural
* Informações sobre inscrições abaixo 
Informações: Ao longo destes 18 anos de trabalho como grupo de teatro, o Cirquinho do Revirado observou e vem observando as mudanças no caráter estético e plástico dos espetáculos que acompanha pelo Brasil, e vem se moldando e se reciclando, criando desta forma uma maneira “própria” da busca pela construção das personagens, e pela proposta com que o grupo trabalha seus espetáculos. O grupo ao longo deste tempo já participou de varias oficinas com coletivos e pessoas que vem pesquisando o fazer teatral, pessoas como: Segundo Artaud: “Toda a emoção tem bases orgânicas. É através do cultivo da emoção em seu corpo que o ator faz a recarga de densidade de sua voltagem. Saber antecipadamente quais partes do corpo que se deseja tocar significa colocar o espectador em transes mágicos”. Ou ainda, “as emoções, em sua manifestação corporal são reais e verdadeiras num sentido físico, tanto no ator quanto na plateia”.

13h30 às 16h30 - Oficina Voz e Musicalidade na Cena
Com Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Local: Espaço Tejo Cultural
* Informações sobre inscrições abaixo 
Informações: Esta é uma oficina intensiva com foco na vivência da vocalidade e da musicalidade no corpo de cada indivíduo. A voz, neste trabalho, é compreendida como um complexo entre corpo-mente-emoções. Esta prática parte do entendimento de que a voz é uma expressão profunda de quem somos e que todo trabalho de desenvolvimento técnico (seja na música ou no teatro), passa por uma jornada de autodescoberta e por uma ação ativa de cada um na direção da conscientização de suas próprias potências e limitações. A musicalidade entra como uma forma de expressão da vocalidade e da corporalidade do indivíduo na busca por novos elementos expressivos que possam ser colocados no jogo cênico.
   
20h - Espetáculo: Benjamin, Filho da Felicidade
Grupo Cobaia Cênica (Rio do Sul)
Local: Espaço Tejo Cultural

Sinopse: Benjamim traz ao palco a reflexão sobre busca incessante da felicidade, o sobre o que realmente importa. É um recuo poético para olhar a cidade e suas agitações passageiras, uma tentativa de não deixar a felicidade atrelada a uma constante necessidade de leveza, mas aceitá-la como uma efeméride impossível de ser aprisionada numa tela.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.


21h - Roda de Conversa
Local: Espaço Tejo Cultural
     
-----

Sábado, 23 de junho de 2018 

14h - Roda F(r)esta - conversas para articulação dos artistas do teatro catarinense
Mediação e participação de André Francisco e Nini Beltrame 

20h - Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar
Fernando Bresolin e Barbara Biscaro (Florianópolis)
Local: Espaço Tejo Cultural
Sinopse: Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar se propõe a lançar outra visão/escuta das canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht na atualidade. Qual o sentido de cantar Brecht hoje? A encenação é um híbrido entre música e teatro, na qual o ponto de partida é a forma canção: a canção como um modo de entrar em contato com o público, um veículo através do qual os performers consolidam uma forma de existência, mais do que uma ficção encenada sobre o palco. A formação escolhida é violino e voz. Porém, estes não são meramente instrumentos de concretização musical: são formas de existir contaminadas pelo grotesco, pela subversão, pelo amor ao jogo. Visualidade e sonoridade juntas para criar um percurso nem apenas teatral, nem apenas musical: um percurso de bufão, melodrama, lirismo e redenção através das histórias cantadas de Weill e Brecht.
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.  
 
21h - Roda de Conversa
Local: Espaço Tejo Cultural

------ 
  
Inscrições em oficinas
As inscrições para as oficinas de Joaçaba podem ser realizadas neste link (clicando aqui).

-----
 
Outras informações
Tejo Espaço Cultural
Responsável: Fernanda Zamoner
Telefones: (49) 9 9945-4050 ou 9 9908-9799
E-mail: grupoteatral_reminiscencias@yahoo.com.br