Rosa dos Ventos - Florianópolis



Locais de Realização:
Casa Vermelha (Rua Conselheiro Mafra, 590, Centro)
SESC Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro)
Sede do Grupo Vanguarda (R. Victor Meirelles, 78, Centro)
Apresentações na Rua (Esquina da Felipe Schmidt com Deodoro)


-----
    
Quinta-feira, 05 de julho de 2018

18h - Novos Ventos
Espetáculos de grupos teatrais emergentes
Com Cia. La Luna, Mosca Teatral e Vanderground/ Florianópolis
Local: Sede do Grupo Vanguarda


-----
    
Sexta-feira, 06 de julho de 2018

12h - Espetáculo: Cabaré da costa: um mar de possibilidades
Grupos RestaNóis, Cia Circo Pirata Show  e Cia Circo Íris (Balneário Camboriú)
Local: Rua (Esquina da Felipe Schmidt com Deodoro) – Centro
(em caso de chuva o espetáculo será no hall de entrada do SESC Prainha)
Sinopse: A Capitã Valentina reúne, em um grandioso cabaré, raras habilidades: dança, telepatia, malabares, culinária e extrema coragem compõem o repertório da tripulação mais atrapalhada da Costa.
Classificação indicativa: Livre

16h às 19h - Roda de Conversa
Mídia independente, espaços alternativos e ações fora do sistema: como estabelecer novas redes de apoio para tornar visível a produção teatral catarinense?
Local: Casa Vermelha
*Em caso de jogo do Brasil na Copa do Mundo haverá transmissão na Casa Vemelha e logo após o jogo, às 17h, será realizada a Roda de Conversa.

20h - Espetáculo: O mundo sobre o qual ela não podia fazer perguntas
Grupo Teatral Reminiscência (Joaçaba)
Local: Casa Vermelha
Sinopse: Livremente inspirado em contos de Marina Colasanti, que se interligam no roteiro por colocarem a mulher como personagem principal e suas lutas diárias e seculares como conflito. “ O Mundo Sobre o Qual Ela Não Podia Fazer Perguntas”, trabalha a linguagem de rua, buscando debater a realidade feminina perante diferentes formas de opressão. Suas dúvidas, sua força, sua voz, seu grito.
Classificação indicativa: 15 anos

-----
    
Sábado, 07 de julho de 2018

Oficina: Construção narrativa direcionada a performance
Com Associação Cultural Matakiterani (Lages)
das 9h às 12h
Local: Casa vermelha
Informações: (1) Promover contato com diversidades metodológicas e didáticas que dialoguem e vinculem métodos formais e informais relacionados as narrativas. (2) Proporcionar vínculos afetivos, formando espaço de vivências entre os participantes. (3) Estimular competências e habilidades para planejar, executar, acompanhar e avaliar a sua prática num processo centrado no modelo ação-reflexão. (4) Apresentar técnicas e materiais relativos a práticas de narrativas. (5) Ampliar técnicas de produção de textos coletivos e individuais a partir dasvivências de narrativas
---
Oficina: Oficina de poética e narrativas do corpo
Com Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba)
das 9h às 12h
Local: Sesc Prainha
Informações: Expressão Corporal e vocal – Exercícios de conhecimento corporal e de desenvoltura do corpo em cena. Narrativa- Possibilidades de contar histórias a partir de criações corporais. experimentar a criação de cenas a partir das criações corporais. Essa oficina prioriza a investigação sobre o trabalho do ator narrador ou contador de histórias e por meio de exercícios e jogos, despertar as narrativas do corpo para a construção cênica.
---
Oficina: – Oficina de Teatro de Rua
Com a Cia RestaNóis Livre de Teatro (Balneário Camboriú)
das 9h às 12h
Local: Sesc Prainha
Informações: Jogos teatrais, exercícios de preparação corporal para ampliação do corpo do ator e desenvolvimento de recursos plásticos para os gestos na rua, técnicas de preparação de ator para rua focadas em percepção ampliada, improvisação, teatro político e recursos musicais; técnicas e exercícios de preparação vocal, compartilhamento de experiência em dramaturgia para rua, compartilhamento de experiência em teatro de grupo e criação coletiva, saídas em espaços urbanos.
---
15h - Espetáculo: O moço que contava histórias
Associação Cultural Matakiterani (Lages)
Local:Casa Vermelha
Sinopse: Um moço, num espaço vazio e completamente escuro, aguarda a chegada de pessoas para vê-lo. Tendo os espectadores dispostos em sua volta, dá início aos trabalhos e começa a dividir as únicas coisas que possui: histórias e cantigas deixadas por sua mãe. São verdadeiras fábulas. Mas diferente daquelas tradicionais, suas histórias retratam o antagonismo e as relações humanas presentes na sociedade moderna. Ao compartilhar aquilo que sabe, vai constituindo sua identidade, compreendendo seu lugar no mundo e, finalmente, transcendendo seu entendimento do ambiente que o rodeia.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.

17h às 20h - Roda F(r)esta - conversas para articulação dos artistas do teatro catarinense
Mediação e participação de André Francisco e Nini Beltrame 
Local: Casa Vermelha

A partir das 20h - Confraternização
    
-----
    
Domingo, 08 de julho de 2018

15h - Espetáculo: A Roupa Nova do Rei
Grupo Teatral Reminiscência (Joaçaba)
Local: Casa Vermelha
Sinopse: A Roupa Nova do Rei narra a história de um rei tão apaixonado por suas roupas novas, que nelas gastava todo seu dinheiro, a população do reinado convivia com os mandos e desmandos do vaidoso rei. Certo dia chegaram à cidade hóspedes trapaceiros disfarçados de tecelões, que prometeram ao rei um tecido com os mais altos padrões de cores e fazendas que tinham a especialidade de parecer invisível às pessoas destituídas de inteligência, ou aquelas que não estavam aptas para os cargos que ocupavam. É nesse contexto de conflito entre a população e o rei, que temas como consumo, ética e política começaram a ser debatidos, provendo mudanças importantes no reinado
Classificação indicativa: Livre
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.

17h às 19h - Roda de Conversa - Espaços fora da margem: diálogos, propostas e iniciativas para confluir espaços culturais de pequeno porte em Florianópolis e região
Local: Casa Vermelha

-----
 
Outras informações
Casa Vermelha
Responsáveis: André Francisco Santos, Barbara Biscaro, Monica Siedler, Heloisa Marina da Silva, Loren Fischer Schwalb, Alex de Souza e Leandro Rovaris Garcia
Telefone: (48) 3030-1886
E-mail: contato.casavermelha@gmail.com

---

Inscrições em oficinas: por ordem de chegada, diretamente no dia e local da atividade. Chegar com antecedência. Sujeito à lotação.