PROCESSO DE VALIDAÇÃO DO CONSELHEIRO ESTADUAL DE CULTURA


Cadeira do Teatro Catarinense/Federação Catarinense de Teatro




Prezados fecatianos,
A Federação Catarinense de Teatro é detentora da cadeira de Teatro do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O Conselho é responsável pelo diálogo com o Governo do Estado e pela análise de projetos submetidos ao FUNCULTURAL. Após quatro anos de muito trabalho nosso conselheiro Luciano Cavichilli está pendurando as chuteiras. A legislação permite apenas uma recondução à cadeira. Luciano (o Velho) foi nosso representante no Conselho nas gestões 2011-13 e 2013-15 e fica aqui o agradecimento do Teatro Catarinense por esses quatro anos de dedicação e representatividade junto ao governo estadual. Depois de uma série de idas a Florianópolis e montanhas de documentos redigidos está na hora da Fecate indicar outro representante para a cadeira.

Durante o ano de 2014 tínhamos a informação que esta seria, provavelmente, a última composição do CEC por indicação de entidades e que os novos conselheiros já seriam eleitos pelas setoriais previstas no Sistema Estadual de Cultura. Isso ainda não se faz possível então temos a responsabilidade de indicar um nome que represente, mais do que os filiados à Federação Catarinense de Teatro, todo o teatro catarinense.

No ConFecate 2014 foi realizado um processo de indicação de um nome caso coubesse à Fecate indicar o representante do Teatro Catarinense. O nome indicado em assembleia geral foi o da teatreira itajaiense Valéria de Oliveira, do grupo Porto Cênico. O nome de Valéria deveria ter sido validado durante a realização do Festival Catarinense de Teatro porém como no momento da reunião geral da Fecate no evento não houve uma expressiva representação do teatro catarinense a diretoria optou por realizar esse processo de forma online.

Para que o processo de validação possa se dar de forma democrática solicitamos que todos os filiados acessem o formulário de validação (disponível aqui http://bit.ly/CEC_Fecate) e optem por “validar” ou “não validar” o nome de Valéria de Oliveira. O processo é prático e leva menos de 60 segundos.
A apuração será por análise simples: se mais de 50% dos votos optarem por validar o nome da teatreira indicada em assembleia este será o nome indicado. Caso contrário outro processo de eleição será realizado pela diretoria da Fecate.


Basta acessar o formulário, preencher o nome do grupo, do responsável e realizar a votação.
É permitido um voto por grupo filiado, até às 23h59min de quinta-feira (21/05), pois dados os prazos legais precisamos o quanto antes encaminhar à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte o nome de nosso representante.
--
SOBRE VALÉRIA DE OLIVEIRA

Valéria de Oliveira tem uma carreira construída ao longo 25. Iniciou em 1988 na cidade de Itajaí. É Atriz, professora. Mestre em Teatro (UDESC) – Especialista em Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos (FURB), Bacharel em Artes Cênicas (FURB). É atriz/fundadora do Grupo Porto Cênico desde 2004. Foi atriz e produtora dos grupos Pé na Tábua (1988/1992) – Ensamble Cia Teatral (1990/1991) – Téspis Cia de Teatro – (1993/2000) Cia Experimentus Teatrais (2001). É Professora da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI desde 2000, membro sócia da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação Artes Cênicas). Já lecionou como professora convidada na UNIPLAC, e lecionou a cadeira de interpretação no curso de Bacharel em Teatro da FURB (2004 e 2005). Ministrou aulas em nível de especialização, vinculados a Institutos como AUPEX e ICPG.
Atuou em diversos espetáculos feitos nas cidades de Itajaí e Blumenau. Hoje está no elenco de 06 espetáculos em repertório a saber: Noite / Devoradores de livros / Folhetim / Sem título / Boca de Ouro e Blabli…bláblá. Ministra cursos de formação continuada para docentes, cursos livres de teatro, oficinas de Contação de histórias, treinamentos entre outros.
Além da formação acadêmica, estudou em diversos cursos de formação de atores dentre eles: A dança das intenções com Roberta Carreri (Odin Teatret). II Formação estética e poética com Sérgio Carvalho / Fernando Vilar / Guilherme Bonfati / Bia Braga / André Carreira. Leitura Dramática com André Francisco (Teatro em Trâmite). O teatro que ocupa a cidade com André Carreira.
Treinamento para o Ator, Dinâmica de Objetos e Voz e Ação Vocal com o grupo LUME – Campinas – SP, A Presença do Performer com Jan Ferlev (Odin Teatret – Dinamarca), A Inteligência no Corpo com Norberto Presta e Sabine Uitz (Centro Via Rosse – Itália), Treinamento e O Trabalho do Ator – Sentido e Fundamentos com a Periplo Compañia Teatral – Argentina). Entre outros atividades ao longo dos últimos 25 anos.
Participou também de diversos Festivais, Seminários, Congressos de Teatro e Educação. Participou de vários projetos do SESC com oficinas e temporadas e assessoria como Baú de Histórias / Leitura Dramática / Aldeia entre outros. Festivais de Teatro (participante com espetáculos) dentre eles: FIT – (duas edições) Festival de Teatro da Bahia. Festival Internacional de São José do Rio Preto -SP, Festival Nacional de Teatro Universitário de Blumenau – SC em todas as edições, Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo de Florianópolis – SC, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Curitiba – PR, Festival Nacional de Teatro de Americana – SP, Festival Nacional de Monólogos de Vitória – ES, Festival Catarinense em 09 edições (FECATE), Mostra Internacional de teatro de grupo de Itajaí em todas suas edições, entre outros.