Funarte abre a porta para artistas em Brasília

Francisco Bosco

Leonardo Lessa
Nem bem assumiu a presidência da Funarte e o filósofo Francisco Bosco já começou a trabalhar pensando em estreitar os laços com a classe artística. No dia 16 deste mês, ele fará uma reunião com articuladores de vários estados e regiões do país. A reunião no gabinete do ministro, em Brasília, visa a apresentação e defesa do Prêmio Teatro Brasileiro, como proposta unificadora de uma política de estado para o teatro.

Além de Bosco, outras caras novas assumiram entre as diretorias da Funarte, como o ator Leonardo Lessa, coordenador-geral do Galpão Cine Horto e um dos idealizadores do grupo Teatro Invertido. Ele assumiu a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte e é o principal articulador da reunião com os artistas no dia 16, em Brasília.
Conhecido por sua militância e postura crítica à falta de políticas públicas para a cultura, em especial, para as artes cênicas, Leonardo Lessa foi membro do Colegiado Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura entre 2010 e 2011. “Estou disposto a encaminhar debates como do Prêmio Teatro Brasileiro dentro da Funarte e do MinC”, afirma Lessa.


Valéria de Oliveira
Entre os integrantes da reunião do dia 16 estará a atriz catarinense Valéria de Oliveira, integrante do Grupo Teatral Porto Cênico e professora na Univali, em Itajaí. Valéria será a representante oficial da Federação Catarinense de Teatro (Fecate) na reuniã. “Estamos muito esperançosos com os acontecimentos em âmbito nacional, os nome do Franscisco Bosco para presidência da Funarte e do Leonardo Lessa para direção do centro de artes cênicas nos apontam uma articulação do setor que a médio prazo trará uma significativa mudança nas políticas públicas para o teatro. Espero voltar de Brasília com boas revigorantes noticias para a articulação e fortalecimento do teatro em Santa Catarina”, destaca Valéria.