Teatro Álvaro de Carvalho: Federação Catarinense de Teatro solicita informações sobre possível concessão




A Federação Catarinense de Teatro – FECATE, entidade voltada à defesa dos interesses da classe teatral do estado, realizou no último final de semana (20 e 21) na cidade de Itajaí o Congresso Catarinense de Teatro – ConFecate, o principal evento político do setor no estado.

Um dos assuntos discutidos em assembleia, pelos mais de 50 grupos representados no encontro, foi a possível concessão do Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, para que tenha sua administração feita por um período de trinta anos pelo Serviço Social do Comércio – SESC. Especulação feita pelo jornalista Marcos Espíndola, em nota publicada na edição de onze de abril do Diário Catarinense, onde citava que a assinatura deste documento seria realizada no dia oito de maio pelo Governo do Estado, responsável pelo teatro, juntamente com o lançamento do edital Elisabete Anderle e outras ações com foco cultural previstas para acontecerem neste mesmo dia.

A partir desta informação os presentes no Congresso Catarinense de Teatro redigiram um pedido de informações ao Governo do Estado. Este documento foi protocolado na Fundação Catarinense de Cultura – FCC, no inicio da tarde desta segunda-feira (22), na sequência também foi lido na reunião do Conselho Estadual de Cultura – CEC, quando também foi entregue em mãos para o Secretário de Estado de Turismo Cultura e Esporte, Beto Martins, que se fez presente nesta reunião.

O secretário, após o conhecimento do documento, imediatamente se manifestou informando que esta negociação está apenas no início e que não há nenhuma garantia que ela se concretize. Entendendo que este é um assunto de interesse público, Beto Martins informou também, que caso essa concessão venha a ser de interesse do Estado e juridicamente possível, fará uma apreciação pública com a classe antes da assinatura de qualquer documento, uma vez que é este o setor que mais tem interesse na causa e mais faz uso do teatro, levando cultura e lazer aos munícipes da capital.

Segundo o secretário, a classe teatral e população devem ficar tranquilas, porque mesmo que está concessão estivesse em tramitação, não seria possível ser concretizada até o dia oito de maio, conforme o noticiado, pois esta possivelmente, precisa também ser apreciada pela Assembleia Legislativa, o que levaria pelo menos trinta dias.

Para a FECATE é imprescindível que haja um diálogo com a classe antes da concessão de um patrimônio tão importante para o setor como o Teatro Álvaro de Carvalho.
Os teatreiros do estado ainda aguardam uma resposta oficial do presidente da FCC, Joceli de Souza, mas dão fé as palavras do secretário que também estão registradas na ata da reunião do Conselho Estadual de Cultura em que ele se fez presente.

O TAC está localizado no centro da cidade de Florianópolis e é um dos principais teatros utilizados pelos artistas na capital.