Salve 2013!



Olá Fecatianos, 

Estamos chegando ao final de um ano repleto de alegrias, realizações artísticas e crescimento. Mas, como sabemos, 2012 foi também um ano cheio daqueles problemas que aparecem para apimentar a vida! Nos altos e baixos de 2012 a sua colaboração e solidariedade prestadas foram fundamentais para o trabalho desta diretoria e do novo Conselho Consultivo da Fecate. Por isso, antes que 2012 acabe (já que o mundo não acabou mesmo), gostaríamos de agradecer toda a confiança e compreensão depositada em nós, e desejar um ano novo repleto daquilo que melhor sabemos fazer: Teatro. E que ele seja feito com alegria e que alegre nossas vidas sempre! 

Apesar de alguns problemas encontrados pelos caminhos de 2012, diversas outras ações foram realizadas com sucesso no teatro catarinense, mérito de todos os teatreiros que participaram ativamente de todo este novo processo, contribuindo com anuidade, marcando presença nas votações online e nas reuniões da Fecate. No que tange a nossa organização setorial política, somos uma das mais atuantes entidades artísticas catarinenses. Estamos enfrentando um descaso do Governo Estadual no que diz respeito às deliberações de nosso Conselho Estadual de Cultura e isto afeta o desenvolvimento de todas as artes em Santa Catarina e não só o Teatro. Recentemente o Governo do Estado lançou uma nova estrutura para o Seitec e os documentos e mudanças estão sendo avaliados pelo Conselho Estadual de Cultura somente agora. Esse não é o processo democrático que queremos, mas lutamos pelas mudanças. Estamos juntos e muita coisa deve ser feita. 

O comprometimento dos teatreiros nos deram o mérito de ter sito o estado com maior número de inscritos no processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) mostrando nossa união e a certeza que este é o caminho. Resultado disso foi a participação de quatro teatreiros catarinenses no Fórum Nacional Setorial de Teatro em Brasília, como delegados eleitos por nós: Willian Sieverdt (Trip Teatro, Rio do Sul. Presidente Fecate), Caroline Lisa (Cia Didois, Joinville, vice-presidente Fecate), Mariane Feil (Esfera Produções Artísticas, Florianópolis, filiada) e Eloir Antonio Formenton (Presidente do SATED/MV). Mas o sucesso do teatro catarinense no distrito federal não parou por aí. Estavam presentes e participando ativamente nossos amigos Leone Silva (Gats Teatro, Jaraguá do Sul, Membro do Colegiado Nacional de Teatro, 2010-12) e Silvestre Ferreira (Dionisos Teatro, Joinville, Gestor de Cultura e Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas). 

Para a gestão 2012-14 do Colegiado Nacional de Teatro, ficam nossas representantes Mariane Feil (titutal) e Caroline Lisa (Suplente). Os desafios para o novo colegiado serão: 1) revisão do plano setorial e adequação às Metas do Plano Nacional de Cultura; 2) contribuições ao temário e estrutura da 3ª Conferência Nacional de Cultura (que acontece no inicio de 2014, mas a partir de julho ou agosto de 2013 até Novembro 2013, os municipios e Estados devem realizar suas conferencias para integrar à Nacional). De nossa parte, nos comprometemos a monitorar o movimento de nossas representantes e relatar aos teatreiros catarinenses os rumos do teatro nacional, os passos deste colegiado e também do CNPC. 

Em 2013 teremos muito trabalho pela frente! E gostaríamos de saudar o ano novo, e desejar que ele venha alegre e mais leve. Que seja um lindo ano para o teatro catarinense. Que seja um lindo ano para nós todos. 

Muita Paz, Saúde, Alegrias e Muito Teatro! 
Salve 2013!