FITA FLORIPA sendo realizado [só] com a cara e a coragem!

Hoje recebemos um e-mail pedindo que todos enviassem a mensagem abaixo para os e-mails vicegovernador@gvg.sc.gov.brgabinete@scc.sc.gov.br secretario@sol.sc.gov.br na tentativa de agilizar o processo de repasse dos recursos do Funcultural já aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura e ainda não depositados para o FITA. O evento acontece até amanhã na capital catarinense e até agora sem nenhuma previsão de depósito...

Segue abaixo mensagem da Coordenação de Comunicação do 6º FITA FLORIPA


Excelentíssimos Senhores deputados, bom dia.

Cara e coragem

É necessário amar a arte incondicionalmente e ter muita garra para realizar um festival internacional de teatro de animação em Santa Catarina. As adversidades já iniciam com o histórico descaso dos órgãos públicos para com as atividades culturais. A conquista de patrocínios e apoios é outra romaria que começa há mais de um ano antes do evento. Burocracia e atraso nos pagamentos somam-se às dificuldades.

Mesmo assim, visionárias, as coordenadoras do FITAFloripa, a professora de artes cênicas da UFSC Sassá Moretti e a cenógrafa Zélia Sabino, conseguiram trazer 23 grupos de teatro do Brasil e do mundo, que realizam até sábado 75 apresentações em Florianópolis e em mais 11 cidades do Estado que recebem a itinerância: Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, Lages, Chapecó, Concórdia, Laguna, Tubarão e Criciúma.

Um evento incomum que amplia o acesso de alunos da rede pública e dos catarinenses ao milenar teatro de animação e que merece apoio para continuar crescendo e existindo. É válido lembrar que, além disso, o festival tem proporcionado também o acesso a cadeirantes e ao público surdo ao teatro, com programação diversificada para todas as idades.

A 6ª edição do Festival acaba amanhã (30/06) e ainda não houve o repasse de verba até esta data, consequentemente o FITA ficará com uma dívida enorme, sem os recursos financeiros do FUNCULTURAL. Detalhe: o projeto foi aprovado no Conselho Estadual de Cultura no valor de 250 mil reais sob o PTEC 1464/2011 e o governo ainda não assinou a autorização, apesar de já constarem em todo nosso material gráfico e peças de divulgação as logos do "FUNCULTURAL", "Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte" e do "Governo do Estado". 

Fica a pergunta: Não é dever do Estado promover a cultura?

Certos de podermos contar com sua atenção,

Coordenação de Comunicação
6º FITAFloripa