Traço em Festa

A Traço Companhia de Teatro completará 10 anos de existência em agosto e, para celebrar sua trajetória artística junto à população de Florianópolis, a Companhia promoverá o projeto Traço em Festa. Suas atividades acontecerão semanalmente, sempre às quartas-feiras do mês de agosto, sendo elas: açãoAbraços Grátis, espetáculo teatral As Três Irmãs, show teatral Noite de Palhaços, intervenção (A)Gentes do Riso e espetáculo teatral Fulaninha e Dona Coisa.


O evento será em diferentes regiões de Florianópolis e contará com o apoio de espaços e instituições importantes para a formação e manutenção da Companhia – SESC, Departamento Artístico Cultural/Secarte - UFSC, Centro de Artes - UDESC, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretária Municipal de Saúde de Florianópolis. A Produção é a Harmônica Arte e Entretenimento.

A Traço Cia. de Teatro foi criada em agosto de 2001, em Florianópolis, reconhecida com utilidade pública municipal em 2008. Tem como principal linha de pesquisa a linguagem do Palhaço, do Teatro de Rua e da Comédia Popular, desenvolvendo uma linguagem própria pautada no encontro entre o ator e o espectador, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora.

Ao longo de sua história a Traço se manteve ativa e concebeu seis espetáculos: Último Dia Hoje (2001),Fulaninha e Dona Coisa (2002 – em repertório), O Chamado da Nota (2003), Conversa no Chafariz (2004),Mulher de Corpo em Cheiro (2005) e As Três Irmãs (2007 – em repertório). Também realiza a Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto..., com edições anuais (2009 e 2010), levando espetáculos cômicos para comunidades da cidade. Desenvolve o projeto (A)Gentes do Riso (2011), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - FCFFC, levando a figura do “palhaço doutor” a interagir na rotina do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A Traço ainda realiza atividades de formação na linguagem teatral, ministrando oficinas e cursos de curta duração.