Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia em viagem


Voltaram com sorriso de canto a canto depois de mais de uma semana de FESTIVAL, o diretor Robson Rodrigues, os atores Rafael Rodrigues e Rafael Padawan do Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia e atriz Alessandra Nascimento da Cia. Caravana do Sonhar que viajaram para Santos para participar do 53° FESTA.
O Panacéia foi convidado para participar do 53º FESTA - Festival Santista de Teatro, com o já conhecido espetáculo
"Baião de 2", que conta a história de Cícero e Geraldinho, dois artistas nordestinos que saem pelo Brasil, semeando
sua cultura, através da Literatura de Cordel, Trava-língua, poesia, música e todo o tempero do sotaque nordestino.
Agora adaptada para a Rua.

Ficamos surpresos com a linda
maneira com que fomos recebidos por todos lá em Santos,tanto pelo movimento teatral da própria cidade e região ,quanto pela massa de artistas de todo país que lá estiveram discutindo ,debatendo fomentando e se revezando no oficio de fazer e ver o outro fazer sua arte.
Além dos grupos da Mostra OFicial e Paralela o festival promoveu de forma particular e muito interessante o intercâmbio oferendo alojamento e alimentação e ainda transporte para estudantes cênicas e artistas paulistas (do interior e capital) e de Brasilia Rio de Janeiro e de Santa Catarina (Bocarela das Palavradas- Araranguá) grupo esse que deu batizou o mascote do Festa 53°.

" Se na bagagem levamos a responsabilidade de representar São Bento do Sul , Santa Catarina isso sem falar na FECATE (federação catarinense de teatro) do qual sou vice-presidente, trouxemos na alma a certeza que o horizonte se agiganta ". comenta Robson Rodrigues.


Criado em 1958, o FESTA é o festival de teatro em atividade mai
s antigo do País.
Sua criação foi encabeçada pela musa do Modernismo, Patrícia Galvão, a Pagu, com apoio do teatrólogo Paschoal Carlos Magno e do dramaturgo Plínio Marcos, entre outros.

“Respeitável Público” é o tema do 53º Festival Santista de Teatro, o FESTA, que será realizado entre os dias 15 e 23 de abril, em Santos, no litoral de São Paulo.

O tema desta edição, “Respeitável Público”, foi escolhido justamente para enfatizar a interação popular com as produções teatrais que foram selecionadas. “Queremos que o público santista e da região venha ao FESTA, que sinta o festival como seu, identificando-se com o que queremos acrescentar à cidade”, diz o coordenador geral do FESTA 53, Leandro Taveira.

No total, mas de 50 apresentações artísticas poderão ser conferidas no FESTA, não só em Santos, como em outras cidades da Baixada. Além da apresentação das peças, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, haverá debates sobre cada espetáculo, Mostra Paralela, mesas-redondas, oficinas culturais, exposição de fotos, entre outras atrações.