Fecate em Uberlândia MG!

De 19 a 20 de Janeiro, Willian Sieverdt, presidente da Fecate e representantes de grupos e federações de diferentes regiões do país se reúniram em Uberlândia-MG para discutir o atual momento do fazer teatral no país. Do encontro resultou a “Carta de Uberlândia”, que será encaminhada para o MInC (Ministério da Cultura) e nela constam os anseios, preocupações e expectativas dos grupos e federações presentes.
Foto de Natália Miguel

A estrada, a compatibilidade de idéias e as dificuldades na contínua luta pela sobrevivência do TEATRO BRASILEIRO (principalmente no interior do país), fez com que os caminhos desses grupos se cruzassem. O encontro teve como objetivo unir vozes e pensamentos.
Na pauta do encontro constaram questões como: projetos e programas de sustentação de cada grupo (baseados em sua formação, criação, produção e circulação); roteiros, programas e articulações regionais (norte-matogrossense, interior paulista, triângulo mineiro e sul do país); possibilidades integração de projetos e a criação do circuito destes tropeiros e seus muares; diálogos com a esfera federal, estaduais e municipais; e um plano de ação e agenda 2011/12.
O Encontro aconteceu na Escola Livre do Grupontapé, sede do Grupontapé de Teatro em Uberlândia-MG, que ficou responsável pela produção local do evento. O Encontro não teve incentivo ou patrocínio e contou com a iniciativa própria de cada grupo para sua realização.

Segue para conhecimento de todos, carta redigida no encontro, endereçada à Ministra da Cultura, Sra Anna de Hollanda:

Exma. Ministra da Cultura
ANNA DE HOLLANDA

Vimos, com energia e satisfação, através desta, saudar sua chegada ao Ministério da Cultura e desejar sucesso na missão que lhe foi incumbida.

Somos um coletivo de seis grupos teatrais interioranos de quatro estados do Brasil (SC, SP, MG e MT) que se reuniu em Uberlandia MG, nos dias 19 e 20 deste mês, para realizar o I ENCONTRO DE COMITIVAS CÊNICAS.

Assim como nos séculos XVII e XVIII existiam as comitivas de tropeiros que faziam parte da vida da zona rural e de cidades pequenas do Brasil e trocavam entre as aldeias e comunidades distantes idéias e notícias, assim também nós, neste espírito tropeirista, nos reunimos neste primeiro encontro com a intenção de trocar conhecimentos e experiências em nossa área de atuação de maneira que um possa contribuir para o crescimento do outro.

Existimos e destinamo-nos às artes cênicas e áudio visual, encontrando ressonância nessas duas áreas a questão da formação de artistas, agentes culturais e outros profissionais, o que contribui efetivamente para o fortalecimento dessas áreas na amazônia mato-grossense, no triângulo e zona da mata mineiros, no centro paulista e nos quatro cantos catarinenses. Escolhemos o território interiorano por acreditarmos no potencial da arte como estratégia de desenvolvimento humano e econômico, principalmente, na diversidade criativa de nossa gente.

Assim sendo, gostaríamos de continuar este diálogo e assim poder contribuir com a elaboração e implementação de ações e programas voltados para o estabelecimento da cultura como prioridade nas políticas publicas do Estado brasileiro.