Porto Cênico e novidades para nosso Estado:

Novidade I  - Sobre a nova Sede:
No ano de 2010 o Grupo Porto Cênico deu mais um passo em suas conquistas: a Sede do grupo que fica na Rua: Benjamin Franklin Pereira – 287 – Bairro São João / Itajaí. Para que este desejo pudesse ser realizado contamos com o Convênio da Fundação Cultural de Itajaí desde março de 2010.
Neste espaço oferecemos:
  • Curso de Teatro
  • Oficinas - Maquiagem, Contação de Histórias, Interpretação e Treinamento
  • Biblioteca
  • E demais atividades do grupo, entre elas, ensaios, reuniões e outros...
O local não é restrito às atividades do Porto Cênico e as parcerias com diversos grupos da cidade permitem a utilizaçao do espaço para desenvolvimento de outras atividades, teatrais e corporais:
  • Yoga - oferecida pela Cia Andante
  • Ospália, coletivo de palhaços - oferecido pela Cia LEGUME
  • Reuniões da REDE Itajaiense de Teatro
  • Reuniões do Fórum de Cultura de Itajaí.
Além de bliblioteca, escritório, sala de ensaios, camarim, o local conta com um teatro de bolso que aos poucos o grupo está conseguido equipar para, num futuro próximo, atender as necessidades características dos espetáculos cênicos como iluminaçao e sonorizaçao.

Novidade II - Sobre o espetáculo FOLHETIM:
FOLHETIM é o novo espetáculo do Grupo Porto Cênico com estréia no mês de agosto. É dedicado ao público adolescente. Faz parte de nosso repertório o espetáculo “Devoradores de Livros” (direção de Leandro de Maman), que é dedicado ao público infanto/juvenil, atendendo alunos do 1º a 6º ano. Mas, depois de sermos tão questionados: “vocês não tem um espetáculo para os maiores?”, resolvemos investir da montagem de FOLHETIM, espetáculo focado nos interesses do publico dos 7º e 8ª  anos da escola regular.
A idéia é que as coisas aconteçam a partir das notícias de um de um jornal. Os atores se desdobram e se deliciam entre as seções de saúde, anúncios e carta do leitor e também saltam nas páginas policial e política e por fim falam das variedades. A dramaturgia organizada pelo Grupo é composta de contos, textos de esquetes advindos de autores como Karl Valentim / Groucho Marx / Nelson Rodrigues / Luis Fernando Veríssimo. Numa composição que se pretende chegar bem ao adolescente e, para que o teatro possa se tornar interessante a este público, que por muitas vezes, tem sido esquecido pelo teatro que vai à escola. 
A montagem se pretende bem humorada, com bons textos e com uma construção estética acessível. E como sempre as músicas serão de gente da terra, pela parceria o músico itajaiense Carlos Cória. A partir de setembro, estaremos por todos os cantos apresentando FOLHETIM e você é nosso convidado!
Atuação: Osmar de Oliveira e Caroline Carvalho  / Direção: Valéria de Oliveira / Dramaturgia: O grupo  / Músicas: Carlos Cória

Novidade III - Os Espetáculos e Contação de Histórias
"NOITE" (com direção de Pépe Sedrez). Espetáculo classificado para o FIT 2010 - Festival que se realizará em novembro na Bahia.
"DEVORADORES DE LIVROS" (Leandro de Maman) faz circulação em todas as escolas de Itajaí e cidades de outras Regiões. 
FOLHETIM (Valéria de Oliveira) será apresentado nas escolas de Itajaí e também integrará a grade do "Itajaí em Cartaz" no mês de setembro. FOLHETIM também participa do  III UniCena realizado pela Unisul em Tubarao SC. 
ESTRÉIA (em breve!!!) : Contação de Histórias "Blábli ... blábláblá" com direção e orientação de Caroline Carvalho, lembrando que nossas contações sempre possuem o foco da formação de leitores.

No mais: Você é nosso convidado. Venha fazer parte da história do Porto Cênico. Você pode acompanhar as nossas novidades e ver nossas fotografias no blog www.portocenico.blogspot.com ou pelo site www.portocenico.com.br. Se deseja agendar nossos espetáculos para sua instituição ou oficnas é só nos contatar pelos fones: 47 3349 1187 / 8404 56 11 / 8406 0019 ou pelo e-mail portocenico@portocenico.com.br Faça uma vista em nossa Sede na Rua: Benjamin Franklin Pereira – 287 – Bairro São João / Itajaí.