F(R)ESTA - Encontro do Teatro Catarinense


A FECATE tem como objetivo chamar todxs os profissionais de teatro de Santa Catarina, sejam grupos teatrais, artistas independentes, produtorxs e tecnicxs para um grande encontro do teatro catarinense, a ser realizados nos dias 02 e 03 de setembro de 2017 na cidade de Florianópolis. Com uma programação intensiva, este encontro está sendo pensado coletivamente a partir de uma pergunta fundamental: o que seria um coletivo do teatro catarinense? Quais são as pessoas que desejam construir uma instância coletiva de caráter estadual que possa discutir e apoiar-se mutuamente no campo teatral hoje?
É importante ressaltar que o encontro não é direcionado apenas para filiados da FECATE, e sim para todxs xs interessadxs em discutir as ações que possam construir um novo modelo de Federação, instância esta que sirva aos interesses de seus componentes de maneira horizontal e com ações efetivas no cotidiano das pessoas envolvidas.
A discussão de novos modelos de coletividade e representatividade está diretamente conectada com o momento político e social que estamos vivendo atualmente no país. Em um contexto de desmonte das poucas estruturas públicas e privadas voltadas para a cultura, com cortes de recursos e retrocesso nas conquistas das políticas públicas para o teatro, reunir-se em busca da coletividade e uma das ações concretas e efetivas que podem ser feitas no momento. Neste sentido, a FECATE deseja agir como catalisadora de um processo que seja coletivo e que depende única e exclusivamente do engajamento de cada pessoa para construir suas diretrizes e bases.
A proposta deste encontro é ser um catalisador afetivo e de reconhecimento de quem somos e o que fazemos. Por isso, o nosso desejo é construir uma programação que de ênfase em ações artísticas e de convivência, incluindo oficinas, conversas, vivências e falas que possam criar uma espécie de panorama de quem são as pessoas e suas atividades em cada local do Estado. Como não possuímos de recurso algum para a realização deste evento, estamos conclamando cada participante a entrar nesta jornada como um co-realizador, seja oferecendo hospedagem solidária, seja disponibilizando seu tempo para manter as instalações limpas, para cozinhar para os demais, para ajudar nas montagens e desmontagens de atividades artísticas. O convite é que cada um possa atuar onde se sente com potência para ajudar, em uma grande força tarefa. Nesse sentido, aceitamos sugestões e contribuições de cada umx que tenha ideias ou coisas para aportar para que o encontro seja fértil e agradável para todxs.
A escolha de cidade de Florianópolis se deu por três motivos: primeiro, a possibilidade de dispor gratuitamente dos espaços do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, instância pública e de caráter estadual que é um dos principais polos de formação em teatro no Estado.  O segundo, é pensando que por ser uma cidade maior, a oferta de hospedagem solidária seria um facilitador para que mais pessoas possam estar no evento. O terceiro é a proximidade geográfica com a sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura, permitindo o convite de autoridades estaduais para uma conversa face a face com os realizadores da cultura espalhados por todo o Estado.

A FECATE, em uma ação que acredita ser política, propõe esta F(r)esta, este agir pelas bordas –  já que as instituições públicas e privadas estão paralisadas – para que possamos descobrir novos caminhos, novas direções e atitudes que sejam fortalecedoras do fazer teatral e das pessoas que se dedicam a ele. Sem abrir mão da efetividade, do espírito de confraternização e alegria que faça com que as lutas sejam permanentes, porém com pessoas fortalecidas e alimentadas pelo estar juntxs que a coletividade proporciona.

Formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/J3k87LrcVT7zrgaa2

Clique para ampliar.