I Carta da Federação Catarinense de Teatro (Fecate) frente à situação política do Brasil


                                                               N.: 02/2016 – Gestão 2016/2017
  Santa Catarina, abril de 2016. 

Nós, artistas de teatro de Santa Catarina, reunidos na Federação Catarinense de Teatro (FECATE), gostaríamos de declarar nosso apoio à manutenção da democracia no Brasil. A luta pela cultura e arte no Estado tem se constituído por batalhas continuamente perdidas, frente ao descaso de um projeto político vigente que se encontra voltado para a iniciativa privada e não para o fortalecimento de uma política pública e abrangente para a diversidade cultural e artística. O teatro sobrevive, em Santa Catarina, pela insistência e resistência de pessoas que movem suas cidades e regiões, em um panorama cada vez mais árido em tempos de práticas políticas mesquinhas e voltadas apenas à manutenção de privilégios de alguns em detrimento ao desenvolvimento pleno dos direitos de todos os cidadãos.

Uma análise dos acontecimentos políticos que marcam o país nos últimos meses nos leva a tomar uma posição contra um golpe político que ameaça a democracia brasileira. Somos contra o impeachment sem legitimidade da presidente da República Federativa do Brasil sra. Dilma Rousseff. Somos a favor da continuidade de investigações e apurações contra denúncias de corrupção e má prática político-administrativa que abranja TODA a classe política, sem exceções. Somos a favor de uma luta limpa e democrática entre partidos políticos nas urnas, no ano de 2018. Somos contra um poder judiciário omisso diante de práticas abusivas e parciais de alguns de seus integrantes. Somos contra uma polarização simplista entre duas correntes políticas que tem disseminado ódio e medo em nossos cotidianos, sem uma real discussão sobre os problemas que vivemos. Somos contra a grande mídia que vêm promovendo uma cobertura tendenciosa e claramente movida por interesses econômicos e políticos em detrimento dos anseios da população.

Para nós, artistas de teatro, o impeachment sem legitimidade em curso é uma clara tentativa de golpe político, independente de qual for o governo vigente. Por isso, somos a favor da manutenção do Estado de Direito, em respeito às lutas árduas de brasileiros e brasileiras para que voltássemos ao regime democrático, com a Constituição de 1988. Somos a favor de uma discussão ampla e que dê voz à diversidade de pensamento, etnia, gênero, classe social e crenças religiosas que possa compor um país plural e amadurecido em suas práticas políticas. Somos contra o fascismo, que tem se infiltrado em nossos cotidianos pouco a pouco nos últimos anos e mostra hoje, claramente a sua face. Somos contra o ódio disseminado em nossas escolas, famílias, locais de trabalho e redes sociais que nos fazem lutarmos uns contra os outros enquanto a classe política continua trabalhando arduamente para a manutenção de seus acordos e interesses que conferem privilégios apenas a eles mesmos.

Juntos somos mais fortes, em maior número e com maior capacidade de diálogo. Juntos podemos sonhar um país que se volte para a sua população e não para o interesse de grupos econômicos. O teatro, marcado pela coletividade e pela comunhão entre as pessoas, tem sido e sempre será uma forma de luta contra o fascismo, e nós, artistas de Santa Catarina, continuaremos nessa busca.

Gratos pela vossa atenção,
Federação Catarinense de Teatro, abril de 2016.
www.fecate.blogspot.com.br | fecate@gmail.com