III Congresso Brasileiro de Teatro: Comunicado da FETEG

Caros profissionais de teatro do estado de Santa Catarina, segue comunicado sobre o III Congresso Brasileiro de Teatro organizado pela Feteg Federação de Teatro de Goiás, organizadora do III CBT:

A Federação de Teatro de Goiás – FETEG, CNPJ: 02.266.294/0001-23, entidade sem fins lucrativos, representativa dos fazedores de teatro no Estado de Goiás comunica aos fazedores de teatro do Brasil e ao final propõe algumas questões para análise e manifestação de todos os interessados, como segue:

Desde a realização da segunda edição do Congresso Brasileiro de Teatro em Florianópolis em 2014 quando da indicação do Estado de Goiás para realizar a III edição, a Feteg não mediu esforços para cumprir o anseio do colegiado e, aqui em Goiânia, realizá-lo. Um projeto pleiteando recursos foi proposto ao Fundo Estadual de Cultura, via edital em 2015, que não foi selecionado, e mesmo que tivesse sido, assim como outros projetos selecionados, não receberia esses recursos em tempo, já que, até  hoje, nenhum recebeu os recursos.

Foram muitos os momentos de discussões e encaminhamentos com vistas à realização do mesmo, inclusive alguns em âmbito nacional com a participação de diversos teatreiros de muitos estados do país, especialmente, após a reunião do setor de teatro dentro do Emergências onde foram pautadas muitas linhas de ação e datas.

Desde então foram realizadas dezenas de reuniões da Feteg com possíveis apoiadores (SESI, SESC, IFG) que resultariam na melhor organização do III CBT em Goiânia nos dias 20 a 25 de abril próximo, porém todas as respostas resultaram em negativas.

Paralelamente a estas tratativas com estas instituições, a FETEG buscou, por diversas vezes e momentos, o apoio do MINC/Funarte e obteve recentemente a resposta da possibilidade da destinação do apoio financeiro na ordem de R$ 100.000,00. O repasse será condicionado à produtora carioca (Serrana) que ficará com o percentual de 12% do valor e fará toda a produção e organização do evento. Mas não há garantias de que esse aporte venha com antecedência à data do evento, podendo até chegar após a sua realização.

 Faltando 45 dias para a realização do congresso, todas as questões mínimas necessárias ainda pendem de confirmações e ou providências para os encaminhamentos e o debate político via internet sobre os eixos elencados precisa ser iniciado.

Isto posto, vem a Feteg e a comissão organizadora local socializar esta preocupação com todos os fazedores de teatro do país sobre que encaminhamentos viabilizar a respeito do IIICBT. Perguntamos:

1º- Mantemos a sua realização na data já publicada, porem, em condições menores do que as anteriormente previstas pela comissão organizadora, ou seja, em espaço próprio e cada participante arcará com os custos de passagens, hospedagem e alimentação? (Caso o apoio do MINC prometido e esperado, via produtora Carioca (Serrana), se concretize antes da data do evento, esse apoio será compartilhado no sentido de baratear a vinda dos inscritos).

2º - Realizaremos um encontro virtual em data e horário com palestras, debates, em substituição ao encontro presencial, para conclusão de documentos compartilhados em debate no Google group criado para esse fim?

3º - Adiaremos mais uma vez a realização do III CBT até se concretizarem os apoios prometidos e esperados?

Pedimos a gentileza da manifestação de cada interessado, no menor tempo possível, com as fundamentações que julgarem pertinentes.


COMISSÃO ORGANIZADORA - contatocbt@gmail.com
Ana Cristina e Norval Berbari – contato@feteg.com.br