REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TEATRO

FECATE REALIZOU DUAS REUNIÕES QUE DELINEARAM AS PRÓXIMAS AÇÕES DA ENTIDADE


     A Federação Catarinense de Teatro realizou na última semana duas reuniões extraordinárias com seus filiados, uma no dia 24 de outubro na cidade de Itajaí e a outra no dia 26 de outubro na capital do estado, com o objetivo de delinear as próximas ações da entidade em prol das políticas públicas para a cultura do estado.

     Depois de realizadas as duas reuniões, que contaram com a participação de uma média de 20 pessoas em cada uma, e com representantes da dança e do cinema, algumas ações foram deliberadas pelos presentes:

  1. Criação de uma cartilha para todos os filiados contendo um diagnóstico da cultura catarinense e expondo a necessidade dos teatreiros se engajarem na luta por políticas públicas para a cultura do nosso estado e por práticas transparentes em relação a estas;
  2. Criar um documento padrão em nome da Federação Catarinense de Teatro para que os grupos teatrais possam entregar aos deputados estaduais da sua região, incluindo a isso, uma breve conversa relatando-lhes os descasos a que a cultura estadual está exposta e que, dessa forma, necessita de um olhar mais criterioso pelos governantes;
  3. Levantar informações e iniciar uma ação junto ao Ministério Público no que diz respeito aos projetos que receberam recursos do FUNCULTURAL em 2012 sem o consentimento do Conselho Estadual de Cultura, embasados na legislação que regulamenta o FUNCULTURAL;
  4. Entrar em contato com as comissões temáticas de construção do Plano Estadual de Cultura e mobilizar todas as áreas para que o Fórum Estadual de Cultura, adiado para 2013, aconteça neste ano;
  5. Adiantar o Congresso Catarinense de Teatro – ConFecate para a primeira quinzena de dezembro, a fim de acompanhar as ações que estão sendo executadas e criar uma maior discussão a respeito da cultura catarinense, delineando ações para o início de 2013.
     A Rede Itajaíense de Teatro, na reunião do dia 26 de outubro, expôs o interesse de Itajaí receber o congresso na primeira quinzena de dezembro, porém não impede que mais grupos indiquem sua cidade para sediar o congresso, a indicação deve ser feita através de ofício pelo e-mail fecate@gmail.com.

     Nos próximos dias a Fecate estará encaminhando o documento que deve estar em posse dos grupos quando forem conversar com seus deputados, juntamente com uma relação de todos os parlamentares.
     As atas completas das reuniões serão disponibilizadas em um prazo máximo de cinco dias (a contar de hoje), após o consentimento de todos os presentes nas reuniões. 
     Por isso nós, trabalhadores da cultura, precisamos mais do que nunca estarmos unidos, para que a cultura em nosso estado seja vista com a importância que ela tem!
     Sabemos que juntos somos mais fortes! Por isso, contamos com a atenção e mobilização de todos os teatreiros nesta luta pela existência de políticas PÚBLICAS para o nosso estado.

Atenciosamente,
Diretoria da Federação Catarinense de Teatro
Gestão 2012-14