"Retrato de Augustine" em Itajaí


A peça Retrato de Augustine uma montagem teatral com a  tradução inédita do texto Mesmerized (1990), das dramaturgas australianas Peta Tait e Matra Robertson, e tem a direção de Brígida Miranda, premiada em 2009 com o Prêmio de Teatro Franklin Cascaes, é diretora e também professora do Departamento de Teatro do Centro de Artes da Udesc, e produção da Esfera Produções Artísticas.

A atriz Juliana Riechel tem emocionado platéias no papel da jovem paciente Augustine, que junto a um elenco de atores conhecidos na cidade como Fátima Lima, José Ronaldo Faleiro,  Marcelo F. Souza, e Vicente Concílio recriam o ambiente do Hospital Salpetriere onde Dr. Charcot conduziu experimentos polêmicos sobre a histeria. O elenco conta ainda com Duda Schappo e Pedro dois jovens atores que também atuam no espetáculo Zylda, Anunciou é Apoteose dirigido por Vera Collaço e José Ronaldo Faleiro.

A peça tem como compositora do repertório sonoro Morgana Martins, e luz de Daniel Olivetto e André Sarturi.A produção foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 – FUNARTE, Petrobrás, Retrato de Augustine estreou em abril de 2010 no Teatro Avaro de Carvalho em Florianópolis. Nos meses seguintes apresentou-se a convite dos seguintes festivais “Segundo Vértice Brasil: Encontro de Teatro feito por Mulheres”; “3ª Semana Ousada de Artes”; “VII Festival Palco Giratório – SESC Santa Catarina”. Percorreu Lages, Joinville e Chapecó.Sendo as últumas 18º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, 1º Maratona Cultural de Florianópolis, também ficou como primeiro suplente no Festival da FECATE em 2011 em 2011, em 2012 ficou um mês em temporada no SESC da prainha, em Florianópolis.

Sinopse

A peça tem como cenário o Hospital La Salpêtrière, em Paris. Neste palco de importantes transformações que marcaram a história da medicina e da fotografia na França do século XIX, o famoso neurologista Jean-Martin Charcot, futuro orientador de Freud, realizou um intenso estudo sobre a histeria. As autoras se basearam em documentos e outros registros verídicos para retratar a relação entre Charcot e Augustine, uma jovem paciente exibida em palestras públicas e sessões de fotografia por ser uma “perfeita ilustração da histeria”. Charcot utilizava técnicas de hipnose para induzir e observar surtos histéricos. Uma das tecnologias utilizadas para estes registros foi a recém criada Máquina Fotográfica. Assim, graças à nova tecnologia de então, a fotografia passa a ser usada como recurso da ciência.

Serviço
O quê: Retrato de Augustine
Quando:
02 de junho ( sábado)Horas: ás 20:30h
Onde: Teatro Municipal de Itajai
Quanto: gratuito
Informações adicionais: http://retratodeaugustine.com/site/
Contato produção: 9965-9926 e 91227604

(Retire seu ingresso com antecedência de segunda a sexta, das 9h às 20h, no SESC na Av. Marcos Konder, 888 - Itajaí -SC (47) 3348-9291, ou das 13:30h às 18h no Teatro Municipal de Itajaí na Rua Gregório Chaves, 110 Fazenda Itajaí - SC (47) 3349-6447)

Fonte: Mariane Feil