28 de março de 2011 (por Felipe Jordani)
A ministra da Cultura Ana de Hollanda declarou publicamente seu apoio à Lei Prêmio Teatro Brasileiro durante o Congresso Brasileiro de Teatro. O evento, organizado pela Cooperativa Paulista de Teatro com aRede Brasileira de Teatro de Rua e o apoio da Prefeitura de Osasco, foi realizado no município nos dias 26 e 27 de março (Dia Mundial do Teatro) e reuniu mais de duzentos representantes da classe teatral vindos de vinte estados brasileiros e do DF.
Na mesma cerimônia, o presidente da Funarte Antonio Grassi, também demonstrou apoio às reivindicações da categoria, com atenção especial à repressão sofrida pelo teatro de rua e a privatização dos espaços públicos, que afeta as apresentações ao ar livre, principalmente em parques e praças. Grassi ofereceu a Funarte como espaço para realização do 2º Congresso Brasileiro de Teatro, programado para os dias 6, 7 e 8 de abril de 2012.
Os congressistas produziram uma carta na qual exigem a aprovação da Lei Prêmio Teatro Brasileiro, a regulamentação nacional do teatro de rua e também a aprovação imediata do Projeto de Lei Procultura (veja na íntegra). Junto ao documento foi redigida uma moção de repúdio às leis de incentivo fiscal (leia).
De acordo com os participantes, um dos marcos do evento foi a troca de experiências entre seus integrantes. Além de intercambiar informações sobre as políticas públicas para as artes cênicas de suas cidades e estados, eles dividiram vivências sobre montagens, espetáculos, festivais, orçamentos e mostras, criando novos elos no teatro nacional.
Entre os dias 26 e 27, o grupo ficou alojado na Escola de Artes de Osasco.
Durante a visita da ministra, estiveram presentes Sérgio Mamberti , secretário de Políticas Culturais, Emidio de Souza, prefeito do município, Eduardo Suplicy, senador, Luciano Jurcovichi, secretário da Cultura de Osasco e Vicente Cândido deputado estadual autor da Lei Municipal de Fomento ao Teatro do Município de São Paulo, entre outras autoridades públicas.