15º Fecate apresenta TEATRO DE RUA nesta sexta-feira (19/11)

15º Fecate apresenta teatro de rua nesta sexta-feira (19/11)

Nesta sexta-feira (19/11) o 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate e o grupo Traço Cia de Teatro – Companhia Zero apresentam o teatro de rua “Fulaninha e Dona Coisa” no centro de Brusque. A apresentação será realizada na Praça Barão Schenneburg às 12 horas.

A peça conta a história das personagens Fulaninha e Dona Coisa, a empregada ingênua e a patroa intolerante. Fulaninha é uma jovem que vem do interior e chega à cidade grande com a cabeça cheia de sonhos. A patroa Dona Coisa é uma mulher prática e moderna que prefere levar a vida solitariamente a tolerar as diferenças entre as pessoas. A história se desenrola por meio de um jogo direto entre o elenco e o público, amparado por elementos da linguagem do palhaço, do teatro de rua e da comédia popular. Censura livre. Em caso de chuva forte a peça será apresentada no Shopping Gracher, no mesmo horário.

A Cia Alma Livre, de Jaraguá do Sul apresenta o espetáculo “Tem Xente uma Féis – Kasperl Theater”, um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 a 1970 na cidade de Jaraguá. Depois de 35 anos dormindo dentro de um baú, os personagens Gretel e Seppel escutam vozes humanas do outro lado da cortina, gerando esperança na volta às atividades de fantoche. Para isso, eles vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas, a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente. A apresentação será realizada no Teatro do Cônsul às 15 horas. Espetáculo livre para todas as idades.

O público está convidado a viajar pela diversidade cultural brasileira com a peça “Viandeiros”, de Luiz Canoa – Teatro Alkmico de Florianópolis. As transformações vocais e corporais do ator e músico Luiz Canoa são o passaporte desta viagem. O espetáculo é baseado em pesquisas realizadas em diversas regiões do Brasil, por meio de depoimentos pessoais, histórias orais e regionais, danças brasileiras e mimeses corpórea. A apresentação da peça ocorre às 19 horas no Teatro do Cônsul. Espetáculo recomendável para maiores de 16 anos.

Para fechar a programação de espetáculos desta sexta-feira (19/11), o grupo La Trama Cia Teatral e Cia Rústico Teatral, de Joinville, apresentam a peça “Dois perdidos numa noite suja”. A história apresenta dois sujeitos completamente diferentes que têm suas vidas cruzadas ao acaso pelo destino. Os personagens experimentam uma relação extremamente conflituosa que, diante da falta de perspectiva em melhorar de vida, compele-os a realizar um ato criminoso que culmina num final trágico. “Dois perdidos numa noite suja” será apresentado no Teatro do Centro Empresarial às 21 horas. Espetáculo recomendado para maiores de 16 anos.

Os ingressos para os espetáculos “Tem xente uma feiz”, “Viandeiros” e “Dois perdidos uma noite suja” já estão disponíveis e podem ser retirados na Fundação Cultural de Brusque, em troca de 1 litro de leite (caixinha) ou 1kg de alimento não perecível, menos sal. Os interessados podem retirar os ingressos também antes dos espetáculos no local de apresentação.

Além dos espetáculos, a programação apresenta ainda a leitura das peças da Mostra oficial do 15º Festival Catarinense de Teatro. Os debatedores convidados são o diretor e professor Amir Haddad, do Rio de Janeiro (RJ), e o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro Ney Piacentini, de São Paulo (SP). A leitura dos espetáculos ocorre no dia seguinte de cada apresentação, a conversa é aberta aos participantes e convidados. Nesta sexta-feira (19/11) o encontro será realizado no Centro Empresarial das 10h às 12 horas. No sábado (20) e domingo (21/11) as leituras serão realizadas na Fundação Cultural de Brusque das 14 às 16 horas.

O 15º Fecate é uma realização da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina e da Secretaria de Educação de Brusque. Confira a programação completa do 15º Fecate no www.15fecate.blogspot.com ou no site www.fecate.org.br.

Sinopse das peças:

Fulaninha e Dona Coisa

50 min – Livre – Espetáculo de Rua

Traço Cia de Teatro – Companhia Zero – Florianópolis,

Fulaninha é uma jovem que vem do interior que chega à cidade grande com a cabeça cheia de sonhos. Já Dona Coisa é uma mulher prática e moderna que prefere levar a vida solitariamente a tolerar as diferenças entre as pessoas. Assim, o espetáculo Fulaninha e Dona Coisa conta a história de uma patroa e sua empregada, as peripécias causadas pelo encontro entre a ingenuidade de Fulaninha e a intolerância de Dona Coisa. Por meio de um jogo direto entre o elenco e o público, amparado por elementos da linguagem do palhaço, do teatro de rua e da comédia popular, a encenação estabelece um encontro teatral pautado na comicidade e cumplicidade.

Tem Xente uma Feis – Kasperl Theater

45 min / Livre

Cia. Alma Livre - Jaraguá do Sul, SC

A Cia. Alma Livre propõe um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 a 1970 em Jaraguá do Sul. O espetáculo começa com um despertar. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam gente do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas eis que a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente para que ela possa ser a protagonista do teatro... do Kasperl!

Viandeiros

55 min / Adulto (acima de 16 anos)

Luiz Canoa – Teatro Alkmico – Florianópolis, SC

Viandeiros é um espetáculo que transporta o público em uma viagem pela diversidade cultural brasileira. É através dos personagens representados pelo ator e músico Luiz Canoa, em suas transformações vocais e corporais que está o passaporte para essa viagem. Trata-se de um mosaico poético onde o teatro, a dança e a música fundem-se para dar origem a uma reflexão sobre o lúdico e o sagrado, a liberdade e o poder, a tradição e a contemporaneidade. Baseado em pesquisas realizadas em diversas regiões do Brasil, através da coleta de depoimentos pessoais, histórias orais e regionais, danças brasileiras e mimeses corpórea, Viandeiros é um espetáculo que lança um olhar sobre a substância universal presente na diversidade cultural brasileira.

Dois Perdidos Numa Noite Suja

1h20min / Adulto (a partir de 16 anos)

La Trama Cia.Teatral e Cia.Rústico Teatral – Joinville, SC

Dois sujeitos completamente diferentes têm suas vidas cruzadas ao acaso pelo destino. Os dois experimentam uma relação extremamente conflituosa que, diante da falta de perspectiva em melhorar suas vidas, compele-os a realizar um ato criminoso que culmina num fim trágico.

Serviço:

O quê: 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate

Quando: sexta-feira (19/11)

Programação:

08h às 12h - Oficina de Teatro de Rua com Toni Edson

10h às 12h - Leitura dos Espetáculos com Ney Piacentini (SP) e Amir Haddad (RJ)

12h - Espetáculo “Fulaninha e Dona Coisa” - Traço Cia de Teatro – Companhia Zero (Florianópolis)

Local: Praça Barão de Scheneeburg

15h - Espetáculo “Tem Xente Uma Féis! – Kasperl Theater - Cia Alma Livre (Jaraguá do Sul)

Local: Teatro do Cônsul

19h - Espetáculo “Viandeiros” - Luiz Canoa – Teatro Alkmico (Florianópolis)

Local: Teatro do Cônsul

21h - Espetáculo “Dois Perdidos Numa Noite Suja” - La Trama Cia Teatral e Cia Rústico Teatral (Joinville)

Local: Teatro do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque

Quanto: 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 litro de leite (caixinha)

Ingressos: Fundação Cultural de Brusque

Informações: (47) 3396.8113 / 3351.2973 na Fundação Cultural de Brusque

Programação e Informações: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br

Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque

Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural

Apoio: SESC Santa Catarina e Secretaria de Educação de Brusque

Federação Catarinense de Teatro – FECATE

Jenifer Leu - Assessoria de Imprensa 15º Fecate

jenifer.leu@gmail.com / (47) 9609-8678

Acesse: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br