7º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

7º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Jaraguá do Sul, SC – 7, 8 e 9 de outubro de 2010.
Local: Centro Cultural da SCAR
Promoção: SCAR e UDESC

O 7º Seminário de Estudos sobre teatro de Formas Animadas será realizado no Centro Cultural da SCAR em Jaraguá do Sul em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e tem como tema central: Cenários da criação do Teatro de Formas Animadas.
A idéia é refletir sobre processos de criação, ações formativas/eventos, e mudanças que vêm acontecendo em diferentes contextos brasileiros nos dez primeiros anos do Séc. XXI. A definição deste tema de estudos é fundamental porque é possível registrar, no período (2000-2009) no Brasil, um conjunto de atividades e iniciativas sobre o teatro de formas animadas que merecem reflexão tais como: a multiplicação de festivais e eventos que tem dado grande visibilidade a essa arte; o fortalecimento e consolidação do trabalho de grupos de teatro revelando o aprofundamento e o domínio da linguagem do teatro de animação; a hibridação de espetáculos que, cada vez mais, rompem as fronteiras do teatro de bonecos; a contaminação do teatro de atores com elementos da linguagem do teatro de animação. Ao mesmo tempo, o mercado e a circulação de espetáculos impõem exigências, o que nos remete a pensar sobre em que medida isso interfere nos processos criativos dos artistas e grupos.
A idéia é reunir artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, para analisar diferentes contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro de formas animadas. Refletir sobre esses cenários, destacando conquistas e problemas a serem superados certamente contribui para o maior conhecimento da arte do teatro de animação no Brasil.
A programação do Seminário terá seis palestras/conferências abordando diferentes aspectos do tema Cenários da criação do Teatro de Formas Animadas.
As inscrições são gratuitas e serão distribuídos certificados aos participantes do evento.
Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail: projetos@scar.art.br